Cabeçalho: Aqui você deve colocar seus principais dados. Coloque seu nome, endereço, e-mail, telefones de contato, nacionalidade e estado civil. Se tiver registro profissional, mencione-o: OAB, CRM, CREA, CRP, porém não coloque o número.
Principais Qualificações: Inicie com uma sinopse de sua carreira, após, cite em forma de tópicos as principais ações desenvolvidas, sem especificar as empresas por onde passou, por exemplo:
Carreira ascendente desenvolvida ao longo de 20 anos, na área de Recursos Humanos, sendo os últimos 10 anos em posições gerenciais, vivenciados em empresas como Reckitt & Colman, Brastemp, Avon e Coca-Cola.
Desenvolvimento de produtos de RH (Gestão do Desempenho, Campanhas de incentivo, Plataformas de Remuneração, Grades de treinamentos, etc.), objetivando atrair, desenvolver e reter talentos.
Resultados obtidos: Cite os resultados mais significativos (4 no máximo). Nesta hora é bom usar números exemplos:
Diminuição de rotatividade (tour-over) em torno de 50%, comparado aos índices anteriores.
Implementação de gestão de desempenho aumentando a performance da equipe e elevando os resultados e faturamento em torno de 30%.
Formação: Comece pelo curso mais recente. Caso você ainda não tenha o nível superior indique o último nível alcançado. Aqui, cite também doutorado, mestrado, MBA. (Não confunda formação acadêmica com cursos paralelos, este item é para formação)
Viagens: Da mesma como os cursos, cite apenas as viagens significativas para a sua vida profissional. Ordenadas cronologicamente a partir da mais recente. Exemplo:
Toronto – Canadá – 2007 (3 meses)
Londres – Inglaterra – 2005 (1 mês)
Idioma: Deixe claro seu nível de fluência e não superestime seus conhecimentos. Você poderá ser testado presencialmente quanto a isso e se não corresponder ao que declarou, trará dúvidas sobre as outras informações que compõe seu currículo.Exemplo: Inglês fluente para leitura e compreensão e intermediário para conversação e escrita.
Conhecimentos de tecnologia e informática: Cada vez mais tais conhecimentos tem sido relevantes e portanto devem ser destacados separadamente no seu currículo. Liste seus conhecimentos na área e destaque certificações obtidas (caso tenha) para programas específicos.
Exemplo: Conhecimentos avançados no pacote Office, certificação em SAP módulo RH Segunda folha
Histórico profissional: Coloque em uma linha, com certo destaque, o nome da empresa e o período em que esteve por lá. Logo abaixo, liste seus cargos, começando pelo mais recente ou atual e informe também o tempo em que permaneceu na função.
Exemplo: Empresa XPO de abril/2002 a fevereiro/2007
Gerente de Recursos Humanos (2 anos)
Coordenador de Recursos Humanos (1 ano e 6 meses)
Analista de Recursos Humanos - Sênior (1 ano e 6 meses)
Analista de Recursos Humanos - Pleno (1 ano)
Cursos Complementares: Coloque aqui todos os cursos que sejam relevantes para o cargo que aspira e que realmente tenham a ver com seu objetivo profissional.
Componha aqui entre os mais recentes e os mais relevantes, colocando estes na frente dos demais.
Descreva o nome do curso, a entidade, quando o fez e qual foi a carga horária do mesmo.Exemplo:
Liderança Servidora – MHJC Consultoria de Desenvolvimento Humano – 2007 (40 horas)
Formação de Consultores Internos – SADH – 2005 (24 horas)
URL de visualização de currículo: Como as informações do seu currículo impresso são estáticas, podem deixar de representar a realidade em pouco tempo, principalmente no que diz respeito à dados de contato. Desta forma, é muito importante você disponibilizar na última linha o endereço do seu currículo on-line, que você deverá mantê-lo sempre atualizado, assim, a empresa tendo qualquer dificuldade em contatá-lo, poderá acessar seu currículo atualizado na Internet através do endereço fornecido.